Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Descumprimento do pacto de separação gera dever de indenizar

Homem interrompeu pagamento de prestações de imóvel e acabou negativando nome da ex-mulher.

Publicado por Vanessa Franklin
há 9 anos

"Responde por danos morais aquele que descumpre parte do pacto de separação judicial e, em conseqüência gera a negativação indevida do nome da ex-conjuge."

Com este entendimento, a 9ª câmara Cível do TJ/MG condenou um homem a pagar indenização de quase R$ 8 mil por danos morais à ex-esposa por ter descumprido acordo de separação judicial e acabou negativando o nome da ex-mulher.

Segundo os autos, o casal se divorciou e, na partilha, a mulher ficou com um imóvel que ainda estava sendo pago. O ex-marido, no entanto, interrompeu o pagamento das prestações, o que levou o nome da ex-mulher a ser registrado em cadastros de proteção ao crédito. Diante disso, ela ajuizou ação pleiteando indenização por danos morais.

Em sua defesa, o homem argumentou que a obrigação de quitar o financiamento do imóvel não havia ficado explícita no documento da audiência, tese que foi acolhida em 1ª instância.

A mulher recorreu ao TJ, onde a desembargadora Mariângela Meyer entendeu que a ex-cônjuge sofreu abalo em sua honra por ter o nome negativado. Além disso, fundamentou que não havia qualquer dúvida com relação à obrigatoriedade do marido em quitar o financiamento.

Confira o acórdão.

Publicado em: Migalhas

Data: 02 de junho de 2015.

  • Sobre o autorEspecialista em Crimes Fiscais
  • Publicações99
  • Seguidores479
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações822
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/descumprimento-do-pacto-de-separacao-gera-dever-de-indenizar/204316252

Informações relacionadas

Ademarcos Almeida Porto, Advogado
Notíciashá 3 anos

Danos morais contra o ex-cônjuge que se comprometeu pagar a dívida feita nome da ex-cônjuge e não o fez.

Taysa Dornfeld de A Mendes, Advogado
Modeloshá 4 anos

[Modelo] Ação de Exoneração de Alimentos com pedido de tutela de urgência

Ademarcos Almeida Porto, Advogado
Notíciashá 5 anos

Marido responsável pela negativação do nome da ex-mulher é condenado por dano moral

TJMG decide que descumprimento do pacto de divórcio gera dever de indenizar

Petição Inicial - TJBA - Ação de Responsabilidade Civil por Erro Médico com Pedido de Indenização por Danos Morais, Materiais e Pensão - Procedimento Comum Cível - contra Municipio de Serrinha BA e Santa Casa de Misericordia de Serrinha

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)